8º ano


      "Lidar com cores exige grande sensibilidade filosófica e grande desejo de contato com o mundo. Assim, não há lugar para começar um retrato. Depende da expressão dominante. Às vezes, inicio o trabalho pelo dedo da mão. As cores colocadas nada têm a ver com a visão fotográfica, mas são cores que aparecem por livres associações de idéias com a expressão dominante." Flávio de Carvalho






Ensino
Aprendizagem


Contexto
Conhecimento do uso do claro-escuro e da regularidade de cores em obras do Renascimento e uso de contrastes em obras do Modernismo Brasileiro.


Identificar o uso do claro-escuro e de cores nas diferentes representações artísticas.
Criação
Contraste de cor complementar. Escalas de monocromia.

Reconhecer e elaborar trabalhos que utilizam contrastes de cor complementar e escalas de monocromonia.

Fruição
Identificação do uso de cores complementares e monocromia em obras artísticas do Renascimento e do Modernismo Brasileiro.


Compreender e analisar o uso da cor como elemento compositivo, elaborando textos e produzindo pinturas com temas contemporâneos.

                       Sala do Oitavo Ano