"Lidar com cores exige grande sensibilidade filosófica e grande desejo de contato com o mundo. Assim, não há lugar para começar um retrato. Depende da expressão dominante. Às vezes, inicio o trabalho pelo dedo da mão. As cores colocadas nada têm a ver com a visão fotográfica, mas são cores que aparecem por livres associações de idéias com a expressão dominante." Flávio de Carvalho
Ensino | Aprendizagem | |
Contexto | Conhecimento do uso do claro-escuro e da regularidade de cores em obras do Renascimento e uso de contrastes em obras do Modernismo Brasileiro. | Identificar o uso do claro-escuro e de cores nas diferentes representações artísticas. |
Criação | Contraste de cor complementar. Escalas de monocromia. | Reconhecer e elaborar trabalhos que utilizam contrastes de cor complementar e escalas de monocromonia. |
Fruição | Identificação do uso de cores complementares e monocromia em obras artísticas do Renascimento e do Modernismo Brasileiro. | Compreender e analisar o uso da cor como elemento compositivo, elaborando textos e produzindo pinturas com temas contemporâneos. |
Sala do Oitavo Ano