"Qualquer cor se transforma com uma determinada luz (...) Enganam-se os que julgam que um quadro colorido é aquele que contém variedades e acúmulo de cores dominando uma superfície mal disposta. A sutileza e a elaboração da própria cor, quando criada pelo verdadeiro artista, poderá conter uma riqueza infinita de matizes dentro de um só azul ou de um só cinza" Arcângelo Ianelli
Ensino | Aprendizagem | |
Contexto | Interpretação de formas visuais e estudo sobre os efeitos do uso de contrastes. | Compreender a produção visual como produto cultural sujeito à análise e ao entendimento. Identificar e conhecer os contrastes empregados em obras de arte. |
Criação | Contraste claro e escuro com preto e branco, contraste claro-escuro com a inclusão de uma cor. Contraste por oposição quente-frio. | Conhecer e identificar o emprego de contrastes nas manifestações visuais. |
Fruição | Observação e identificação de obras de arte que utilizam contrastes cromáticos. A arte popular brasileira. | Reconhecer o uso de contrastes cromáticos nas manifestações culturais locais. |
Sala do Sexto Ano