"Reflitam também sobre o papel musical que a cor irá exercer daqui por diante na pintura moderna. A cor, que é a vibração tanto quanto a música, é capaz de alcançar aquilo que é mais universal e, ao mesmo tempo, mais evasivo na natureza: sua força interior." Paul Gauguin
Ensino | Aprendizagem | |
Contexto | Fontes de informação e de comunicação artistica presentes na cultura: museus, exposições, galerias, oficinas e ateliês. | Entender o fazer artístico para desenvolver a percepção, a reflexão, a sensibilidade, a imaginação e a flexibilidade. |
Criação | Cores secundárias e terciárias: cores produzidas. Luminosidade sobre a cor. Cor como pigmento. | Perceber e criar formas artísticas. Desenvolver a criatividade com o uso de cores em produções próprias. |
Fruição | Observação e identificação das cores em produções artisticas. Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens. | Identificar os significados expressivos das linguagens artísticas, por meio do uso de cores. Observar e apreciar os contrastes, semelhanças, pigmentos utilizados e luminosidade. |