3º ano


          "Reflitam também sobre o papel musical que a cor irá exercer daqui por diante na pintura moderna. A cor, que é a vibração tanto quanto a música, é capaz de alcançar aquilo que é mais universal e, ao mesmo tempo, mais evasivo na natureza: sua força interior." Paul Gauguin





Ensino
Aprendizagem


Contexto
Fontes de informação e de comunicação artistica presentes na cultura: museus, exposições, galerias, oficinas e ateliês.

Entender o fazer artístico para desenvolver a percepção, a reflexão, a sensibilidade, a imaginação e a flexibilidade.

Criação
Cores secundárias e terciárias: cores produzidas. Luminosidade sobre a cor. Cor como pigmento.

Perceber e criar formas artísticas. Desenvolver a criatividade com o uso de cores em produções próprias.

Fruição
Observação e identificação das cores em produções artisticas. Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens.


Identificar os significados expressivos das linguagens artísticas, por meio do uso de cores. Observar e apreciar os contrastes, semelhanças, pigmentos utilizados e luminosidade.
                                    Sala do Terceiro Ano